Comemoração dos 750 anos do tratado que tornou o Algarve português

Os 750 anos do Tratado de Badajoz, assinado por Afonso III de Portugal e Alfonso X de Castela e Leão em 1267 e que determinou a inclusão do Reino do Algarve no território português, vão ser evocados na Universidade do Algarve (15:309)e na Pousada de Tavira pelos cônsules acreditados no Algarve (18:00) hoje, quinta-feia, dia 16 de Fevereiro.A comemoração tem a presença de SAR D Duarte de Bragança.

card_dom_duarte

A efeméride começará numa sessão que terá lugar na Sala de Seminários da Reitoria do Campus de Gambelas da universidade algarvia, que contará com contributos do : reitor da UAlg António Branco; Lídia Jorge;  Luís Filipe Oliveira, docente da UAlg; Vítor Neto,  presidente do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, e de Jorge Botelho, presidente da AMAL.

A sessão será encerrada com uma apresentação de Guilherme d’Oliveira Martins, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Corpo Consular Acreditado no Algarve comemora os 750 anos da integração do Algarve no território português numa cerimónia que terá lugar no mesmo dia 16 de Fevereiro, quinta-feira, na Pousada de Tavira, às 18h00.

A sessão, conta com um representante da Casa Real Portuguesa e um elemento do executivo do Ayuntamento de Badajoz, cidade espanhola que dá nome ao tratado assinado pelos reis Afonso III de Portugal e Afonso X de Leão e Castela

.Os convidados serão chamados a intervir na sessão, que também contará com uma alocução do decano do Corpo Consular do Algarve.

A iniciativa «Algarve de Honra» é promovida em conjunto pelos cônsules de Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Itália, Luxemburgo, Malta, México, Reino Unido e República Checa, «no contexto do desenvolvimento cultural multilateral».

Fonte: Sul Informação ,

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s