25 de Abril de 2016…”o Estado a que chegámos”

42 anos depois o regime ainda tem dificuldades em digerir um carácter como o de Salgueiro Maia 

13062416_1166905246667547_1231401750639769252_n

O Presidente da República ,Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje, em Santarém, que vai condecorar Fernando Salgueiro Maia com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique no próximo dia 01 de julho, quando o “capitão de Abril” faria 72 anos, 24 anos depois da sua morte em completo abandono pelo regime que fundou..

Uma hipocrisia do regime e do seu mais alto representante que tenta salvar a face da República com um golpe de teatro agraciando com com um grau menor da Ordem áquele que e foi atríbuido a Durão barroso (Grande Colar da Ordem) em 2014 e o mesmo grau (Grã-Cruz) que foi atríbuido a figuras como Miguel Beleza, António Vitorino de Almeida ou o próprio Marcelo Rebelo de Sousa .Pode-se especular que o actual Presidente tem algum problema em atríbuir a Salgueiro Maia uma maior relevância histórica do que aquela que lhe foi atríbuida ou que o papel de Salgueiro maia foi menos relevante do que o de Durão Barroso ou Rocha Vieira para a História contemporânea nacional.

Para a história fica ,além do papel de intermediário entre Marcello caetano e e o General António Spínola (que impediu que o Poder caisse nas ruas), a frase que disse aos seus homens, na madrugada de 25 de Abril de 1974, na parada da Escola Prática de Cavalaria de Santarém antes da partida para Lisboa:

“Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!”

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa o papel de Salgueiro Maia foi tão relevante como o de estes , a inveja é uma falha de carácter que contribuiu plenamente para o colapso da Monarquia e ainda hoje ,passados mais de 100 anos, continuamos a assistir a candidatos presidenciais a concorrer ao cargo de Monarca tentando igualar a estirpe de D Carlos

 

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s