O que aconteceu a 25 de Abril de 1112 que não aconteceu no 25 de Abril de 1974?

O 25 de Abril mais próximo- o de 1974- requer um enquadramento histórico que ultrapassa largamente a estranheza ,de passados 42 anos, ainda estarmos a tentar “cumprir Abril” ou a tentar solidificar a Democracia e com ela a República

Henrique de Borgonha, conhecido como Conde D. Henrique morreu a 24 de Abril de 1112, tendo sido sepultado na Sé de Braga. Seu filho D. Afonso Henriques sucedeu ao pai e tornou-se o segundo conde de Portucale a 25 de Abril de 1112. Por ser menor (3 anos de idade) Teresa de Leão governou o condado durante a menoridade do futuro Afonso I de Portugal.

Nos 42 anos que se seguiram Portugal afirmar-se-ia como Reino independente fixando fronteiras além Tejo

Henrique de Borgonha (conde D. Henrique) levou 10 anos a implementar a liturgia romana ; a escrita carolíngia em Portugal; a restituição da arquidiocese a Braga (que viria a ser fundamental para a formação de Portugal como Reino independente) e a afirmação do Condado como potência indeendente .

Passados 42 anos é exigível que se faça um balanço sobre o parco resultado que é hoje visivél. O País em 74 não saiu de uma guerra desvastadora semelhante ao que o rsto da Europa viveu, todas as instituições e estruturas permaneceram activas, os governos receberam milhares de milhões de Euros para estruturar o território, a população cumpriu todos os objectivos propostos, passaram-se mais de 40 anos

Impõe-se uma pergunta perante o desemprego, a falência do Estado , a ausência de um futuro para as novas gerações ou sequer a existência de Portugal num futuro mais longo:

O que aconteceu a 25 de Abril de 1112 que não aconteceu no 25 de Abril de 1974?

Homenagem D. Afonso Henriques - 24Out11_JPG

cerimónia de evocação e homenagem ao rei D. Afonso Henriques no Dia do Exército

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s