Uma das jóias da coroa do espólio do Museu da Música, pertenceu ao rei D. Luís I , vai tocar no domingo

O violoncelo Stradivarius de D. Luís I ,classificado como tesouro nacional ,vai sair do Museu Nacional da Música para o concerto solidário de apoio aos refugiados marcado para domingo 17 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
d luis e violoncelo

Dotado de sensibilidade artística, pintava, tocava piano e violoncelo, e compunha. Iniciou os seus estudos musicais com o Mestre de Capela Manuel Inocêncio Liberato dos Santos, incumbido do ensino da música aos infantes. Com o seu preceptor, o violoncelista visconde da Carreira, aprendeu violoncelo. Nos serões musicais familiares, tão ao gosto do século XIX, tocava piano ou violoncelo, enquanto o seu pai, D. Fernando, cantava. Deslocava-se muitas vezes ao teatro São Carlos para assistir a espectáculos de ópera e organizava com regularidade concertos no palácio da Ajuda, em que também se assumia como executante. Como compositor, D. Luís deixou-nos algumas obras musicais: uma Avé Maria, uma Barcarola, uma Missa (a parte de violoncelo) e cinco valsas. Parte do seu acervo instrumental encontra-se hoje, no Museu da Música. São de realçar o violoncelo Stradivarius, dois violinos, uma viola e um violoncelo do construtor Joaquim José Galrão, um harmónio e o piano de Liszt (oferecido pelo pianista a D. Maria II e por ela doado a Manuel Inocêncio dos Santos).

O violoncelo Stradivarius Chevillars, com 290 anos, é uma das jóias da coroa do espólio do Museu da Música, pertenceu ao Rei D. Luís I (1838-1889), e é o único instrumento em Portugal com a assinatura do construtor António Stradivari (1644-1737).

Graça Mendes Pinto, diretora do museu, relatou que a saída do raro violoncelo, “avaliado em vários milhões de euros”, está relacionada com a descoberta do instrumento pelo violoncelista russo, Pavel Gomziakov, que esteve em Lisboa para tocá-lo num concerto realizado no Museu da Música.

“Ele ficou tão emocionado com o som do instrumento, que me pediu para usá-lo numa gravação na Fundação Calouste Gulbenkian, com a orquestra da fundação a acompanhar. Essa gravação vai ser lançada a nível mundial no próximo ano”, referiu.

Depois da primeira saída, Pavel Gomziakov pediu também para usar o violoncelo Stradivarius no concerto solidário da Gulbenkian, o que só foi possível, nas palavras da diretora, com o apoio de mecenas do Museu da Música como a Lusitânia Seguros.

“O valor do seguro é bastante elevado e a peça precisa de medidas de segurança muito especiais”, acrescentou a responsável sobre a segunda saída, em poucos meses, de um instrumento que não foi tocado fora do museu desde que ingressou nas coleções que o viriam a constituir, em 1937.

“São peças de culto e é uma oportunidade única para o público ouvir” o violoncelo Stradivarius, um dos 11 tesouros nacionais que o museu tem à sua guarda, segundo Graça Mendes Pinto, usados também nos concertos, mas apenas no espaço do museu.

O anterior proprietário foi o violoncelista belga Pierre Chevillard (1811-1877), que manteve o violoncelo até à sua morte. Pouco tempo depois e por intermédio da família de construtores Vuillaume, o instrumento passou para as mãos do monarca português D. Luís I.

A famosa forma B, utilizada por Stradivari entre 1707 e 1726, o período de ouro deste mestre italiano, foi aplicada neste instrumento, criado em 1725, quando Stradivari tinha 81 anos.

A diretora sublinhou que “o Museu da Música obteve este ano o estatuto de museu nacional, o que é muito importante para a coleção e um marco histórico”.

A Orquestra Gulbenkian, juntamente com o violoncelista russo Pavel Gomziakov, tocará o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Dó Maior de Joseph Haydn e interpretará ainda a Suite n.º 2 em Ré menor de Johann Sebastian Bach.

O concerto solidário realiza-se no domingo, às 19:00, no Grande Auditório daquela Fundação, e todos os intérpretes vão atuar pro bono.

http://www.rtp.pt/noticias/cultura/tesouro-nacional-stradivarius-sai-do-museu-da-musica-para-concerto-solidario_n866264

http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=39850

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s