A segunda transição de Espanha:o Rei Juan Carlos abdica do Trono

A segunda transição de Espanha:o Rei Juan Carlos abdica do Trono e abre caminho à segunda transição democrática de Espanha , um caminho que tem sido seguido pelas Monarquias europeias como forma de adaptação e renovação aos problemas .A abdicação permite uma ruptura com um passado recente que tem impedido à Espanha defrontar os novos tempos e os novos desafios propostos por uma nova geração.

segunda-feira 02 junho de 2014 13.14

Hoje a Espanha enterra definitivamente o fantasma da ditadura, afasta para o rodapé dos livros de História as razões de uma República que nunca conseguiu a estabilidade democrática e política que as novas gerações de espanhois ,hoje, dão por adquirida sem qualquer memória dos tempo em que eram as armas e a demagogia que governavam

843266

“Eu decidi terminar o meu reinado e abdicar da coroa da Espanha”,  para permitir que, “uma unidade para a renovação, para superar e corrigir erros e abrir o caminho para um futuro decididamente melhor.” , o príncipe Filipe, está pronto para a posição e vai “abrir uma nova era de esperança, combinando sua experiência adquirida e da unidade de uma nova geração.”


O Monarca diz-se diz orgulhoso com a transição do país para a democracia, mas o filho Filipe tem a maturidade para ” abrir uma nova era de esperança ‘

Link para vídeo : Mariano Rajoy anuncia abdicação do rei Juan Carlos da Espanha

Após 39 anos no trono , o rei Juan Carlos de Espanha vai abdicar em favor de seu filho, o príncipe Filipe , o Rei anunciou-o  num discurso transmitido pela televisão nesta segunda-feira .


Horas depois de o primeiro-ministro , Mariano Rajoy, dar a notícia, o Monarca explicou sua decisão na televisão espanhola e rádio. Destacou o seu orgulho na “transformação da Espanha” e ” o que foi alcançado por todos “, já que a transição do país para a democracia não foi um processo simples.

“Hoje, quando olho para trás , eu não posso deixar de sentir orgulho e gratidão para com todos vocês “, afirmou.

A decisão de demitir-se , foi feita após o seu 76 aniversário, em janeiro. Seu filho Filipe , assegurou aos espanhóis “, tem a maturidade , a preparação, e sentido de responsabilidade necessário para assumir o título de chefe de Estado e abrir uma nova era de esperança , que combina a experiência e impulso de uma nova geração . ”

Mais recentemente Juan Carlos tem sido assolado por uma série de escândalos que prejudicaram a popularidade da Coroa e abriram caminho para a contestação à Monarquia . Uma pesquisa feita pelo El Mundo no ano passado descobriu que quase dois terços dos espanhóis pensaram que o rei deveria abdicar.

Foi uma reviravolta de opinião para um líder que apenas dois anos antes, em 2012, havia conquistado a aprovação de quase 80 % dos espanhóis . Tomando o trono apenas dois dias depois da morte de Franco, em 1975 , Juan Carlos ganhou o respeito dos espanhóis por dirigir o país da ditadura para a democracia , incluindo a frustrar uma tentativa de golpe em 1981.

Mas a Espanha entrou em crise financeira , a posição do rei afundou. Muitos, especialmente os jovens espanhóis , começaram a ver a Coroa, como parte dos problemas da Espanha, paralelos entre ele e os poderes económicos e políticos que haviam levado o país na crise económica. Enquanto o índice de aprovação do rei caiu de forma constante, a de seu filho Felipe manteve-se estável em torno de 66%, levando muitos a sugerir que a monarquia seria melhor se o rei abdicasse permitindo a transição de um regime político fortemente marcado pelo carácter do Rei  para uma Monarquia democrática isenta de pessoalismos presidencialistas típicos das Repúblicas (e não raramente, fatais para as Monarquias).A abdicação de Juan Carlos arrasta consigo o fim do Juan-carlismo sem afectar minimamente a Democracia ,o que só em sí é um verdadeiro Tratado Político sobre a superior capacidade de renovação política das Monarquias face a outros regimes

No anúncio de segunda-feira, Rajoy elogiou Juan Carlos , chamando-o de “defensor incansável dos nossos interesses ” . Ele acrescentou : “Estou convencido que este é o melhor momento para a mudança. ”

 

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to A segunda transição de Espanha:o Rei Juan Carlos abdica do Trono

  1. Pingback: E que tal uma pergunta destas em Portugal? | omantodorei

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s