Quanto ganha a Realeza

A Casa Real de Espanha

Dinheiro destinado à rainha consorte Sofía será desmembrado em salário e gastos de representação. O total chega a 130.000 euros por ano

A família real espanhola na Abadia de Westminster: a rainha Sofia, o príncipe Felipe de Bourbon e a princesa Letizia

A família real espanhola na Abadia de Westminster: a rainha Sofia, o príncipe Felipe de Bourbon e a princesa Letizia (Dan Kitwood/Getty Images)

A rainha Sofía, de Espanha, passará a receber oficialmente, a partir deste ano, um salário. A princesa Letizia Ortiz também. Não que elas não ganhassem nada até então. A diferença é que antes, o que recebiam era contabilizado apenas como ‘gastos de representação’. A Casa do Real nega que a mudança implique um aumento no dinheiro destinado à família real. Afirma que o objetivo é “profissionalizar” os serviços prestados à Coroa pela rainha e pela princesa. “É mais profissional, mais transparente e mais justo fazer assim”, disse ao jornal El País um porta-voz do Palácio de Zarzuela.

O ‘salário’ do príncipe Felipe de Bourbon equivale à metade dos ganhos do pai, o Rei Juan Carlos, congelados em 292.752 euros por ano. O salário de Sofía será equivalente a 45% do que ganha o rei Juan Carlos e o da princesa, corresponderá a 35%. A filha mais nova do Monarca, a Infanta Cristina não recebe desde 2011, ano em que seu marido, Iñaki Urdangarin, foi acusado de corrupção. Desde então, ela deixou de participar de eventos oficiais da monarquia.A infanta Elena não tem salário, mas recebe até 25.000 euros por gastos de representação de acordo com os actos oficiais que compareça.

Marido de Elizabeth II – O El País comparou o que os membros da Família Real espanhola recebem com o que é destinado à monarquia em outros países europeus. Na Grã-Bretanha, o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, recebe 350.000 libras por ano (425.000 euros), valor que está congelado pelo governo há anos. Recentemente, um comitê de contas públicas alertou que as reservas da rainha estão minguando e sugeriu que os palácios fiquem mais dias abertos à visitação, para que a arrecadação de fundos com a venda de entradas possa aumentar.

Rainha argentina – Recém-chegada ao trono da Holanda, a argentina Máxima Zorreguieta recebe 327.000 euros por ano e ainda conta com 574.000 euros para cobrir gastos com seu gabinete. A casa real holandesa, uma das mais ricas do mundo, decidiu que só serão remunerados Máxima e o Rei Guillermo Alejandro, e a rainha Beatriz (agora princesa), que abdicou do trono no ano passado.

Entre as monarquias europeias, Matilde, da Bélgica, é a única rainha consorte que não recebe nenhum tipo de remuneração pelo seu posto. O país, no entanto, está a rever o dinheiro destinado à Coroa após o Rei Felipe ter assumido o trono com a abdicação do pai, Alberto II. É provável que uma mudança nas leis favoreça Matilde.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s