descer ao terreno do partidarísmo político

«Um poderosíssimo instituto religioso veio imiscuir-se na questão, e saindo da esfera própria do seu árduo labor, desceu ao terreno da política partidária, do qual sempre deveria conservar-se afastado, e cooperar para que o Centro se convertesse em partido…
Por esses caminhos, mais ou menos tortuosos, se chegou ao congresso do Porto no qual o nacionalismo se constituiu em partido político autónomo com um programa político preciso, em geral bem definido e bem lançado.


Quase todos os homens que seguiram o Centro Nacional e organizaram os seus núcleos pela província passaram entusiasticamente para o novo nacionalismo… Entre os pequeninos e mais modestos batalhadores das fileiras católicas, eu pertenço ao número dos que muito hesitaram, dos últimos a aderir, mas, por minha fortuna ou por minha desgraça, lá fui cair também…
E aqui tem V. Rev.a como eu me encontrei no campo do nacionalismo, onde logo me investiram nas honras de candidato do partido pelo círculo oriental do Porto, nas primeiras eleições que se fizeram no reinado do sr. D. Manuel II…
Não me ficaram dúvidas: o nacionalismo caminhava, numa corrida doida, para um abismo: de partido ia fazer-se seita, traria uma demagogia que faria lembrar a dos realistas durante a guerra fraticida entre os dois filhos de el-rei D. João VI, E! afastei-me, desapareci do movimento nacionalista até que o meu dever de católico e de homem de carácter me forçou a vir combater os novos fanáticos que andavam a provocar os dias mais lutuosos e amaros para a Igreja e para a Pátria e tentavam fazer curvar às suas ambições e aos seus ódios, o Altar, a Coroa, as consciências, o país, tudo!» “Cartas a um Abade”, M. Abúndio da Silva

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

