Estado Novo,1973:A censura do regime à participação dos monárquicos

Monárquicos oposicionistas

img395

Gonçalo Ribeiro Telles era o primeiro signatário de um requerimento dirigido ao ministro do Interior, recorrendo de um despacho do Governador Civil de Lisboa que não autorizara “a realização de um Encontro Político dos Monárquicos, nos dias 1 e 2 de Setembro” de 1973. O texto remetia para as anteriores “autorizações conferidas para a realização do Congresso de Aveiro da Oposição Democrática e do chamado Encontro dos Liberais“, promovido em Lisboa. E reclamava “o princípio da igualdade de liberdade dos cidadãos portugueses”. A notícia ainda levou com o carimbo “demorado”, mas logo veio o veredicto final…
Curiosamente o governador civil de Lisboa não autorizou um encontro dos monárquicos oposicionistas, argumentando com a não concordância da Causa Monárquica.. Foi neste ambiente de fim de Regime que em 28 de Outubro de 1973 se realizaram as segundas eleições marcelistas para a Assembleia Nacional. A agonia parecia eminente, dado que a oposição não participou

Estas movimentações de monárquicos oposicionistas ao regime, estiveram na origem da anterior Comissão Eleitoral Monárquica (CEM), organizada com o intuito de concorrer às «falseadas eleições» legislativas de 1969, e participaram, também, no debate em torno da problemática ultramarina.

Reclamavam o direito «à participação na vida» política do País, que caminhava para o «descalabro moral e económico», verberando a «repressão policial» do Estado Novo.Por causa destas posições, a Convergência Monárquica foi impedida pelo regime de concorrer às eleições de 1973.

fonte: Expressoescavar-em-ruinas.blogs.sapo.pt

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s