O complexo de inferioridade nacional

O Presidente dos Estados Unidos da América toma hoje posse às 15:00, é uma data fixada na Constituição dos EUA e hoje são esperados 700 mil americanos a presenciar a cerimónia e algumas televisões europeias, como a portuguesa, transmitem em directo o evento.

É com alguma admiração e sensação de ter aterrado em Marte que assisto a este espectáculo mediático em torno da tomada de posse de um politico republicano num País estrangeiro.

Será que temos ,nós portugueses, tão pouca auto-estima que já dedicamos mais tempo a ouvir e dar opiniões sobre o que se passa noutros paises em vez de ouvir e valorizar o que temos dentro de portas?

Conto pelos dedos das mãos o número de eventos acompanhados pela TV que tivessem a Família Real Portuguesa no centro e acredito que já gastámos mais horas a patrocinar junto do Povo cerimónias politicas de outras Nações do que as nossas próprias…que quando ocorrem são sempre alvo de escárnio e palpites de taberna, não do povo mas do  establishment  intelectual nacional .
Um simples raciocínio lógico diz-nos que ,se calhar as decisões dos norte americanos nas urnas dizem-nos respeito directamente….porque somos um protectorado ou já não damos qualquer valor à soberania nacional?

Ou por e simplesmente criamos um complexo de inferioridade nacional com raies tão fundas que precisamos de preencher as saudades, de uma época em que Portugal (mal ou bem) tinha um rei e era uma potência, com uma pobre fotocópia de um “Monarca” num Estado que de Nação tem muito pouco

Os EUA não têm opção de ter um Monarca, pois são um Estado demasiado recente para terem criado uma identidade nacional, mas se a tivessem certamente que seriam uma Monarquia e ainda mais se tivessem uma Casa Real com o peso e a antiguidade da Portuguesa.

boticas

Provavelmente os portugueses estariam a aplaudir de pé a sua própria Casa Real e a República seria aquela experiência de má memória que surge no cápitulo seguinte ao domínio filipino no Livro das experiências políticas que entregaram Portugal à penúria e desgraça

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s