A Monarquia Portuguesa, um caso de sucesso na venda de livros

Os livros inspirados em na Monarquia e na Realeza entraram de vez no gosto dos leitores. A oferta deste subgénero é cada vez mais abundante e a presença nos lugares cimeiros dos tops já não é novidade.

“o perfume da Monarquia”

A ideia feita de que os portugueses são avessos a tudo o que seja relacionado com História já conheceu melhores dias. Nos últimos anos, várias editoras especializaram-se neste nicho, publicando largas dezenas de títulos sobre a vida dos monarcas portugueses e não só.
O interesse não se cinge a soberanos marcantes como Catarina de Bragança,D. Carlos, D. Manuel II ou Filipa de Lencastre. Com a popularidade crescente deste género, têm chegado títulos que se propõem resgatar do esquecimento monarcas da estirpe de Joana de Portugal e D. Estefânia.

“As figuras reais têm uma espécie de auréola arquetípica que as torna, aos olhos de muita gente, simultaneamente próximas e deliciosamente remotas”, adianta a escritora Manuela Gonzaga, que viu o seu mais recente livro, Imperatriz  Isabel de Portugal, ocupar durante várias semanas os primeiros lugares das tabelas de vendas.
Uma das editoras mais pujantes no segmento é a Esfera dos Livros, cuja directora, Sofia Monteiro, não estranha que cada vez mais escritores, mesmo estrangeiros, se debrucem sobre a vida dos monarcas lusitanos. “Temos uma História muito rica de quase 900 anos”, diz.

Isabel Stilwell e o italiano Marsilio Cassotti são os autores mais populares da Esfera. Os quatro romances biográficos da jornalista são todos best-sellers: o primeiro, sobre Filipa de Lencastre, vai na 26ª edição e o mais recente, D. Maria II, vendeu 40 mil e já foi editado no Brasil.
Também a Bertrand (através do Círculo de Leitores e da Temas & Debates) foi das pioneiras neste nicho. Só a coleção Biografias dos reis de Portugal vendeu um milhão de exemplares. A diretora, Guilhermina Gomes, não acredita, porém, que estes livros revestidos de glamour sejam um escape em tempo de crise: “Estamos perante obras que dão a conhecer a História de Portugal através do género biográfico“.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s