A Génese e o Valor da Monarquia,pelo historiador Joaquim Verissimo Serrão, (parte3)

A Essência da Monarquia

“Fala-se muito, na história dos povos, de períodos em que uma nação se desviou da sua trajectória secular, perdendo as energias morais que a fizeram grande e respeitada no Mundo. Mas na vida dos povos, como na vida das pessoas, há sempre períodos que correspondem a fases de incerteza, de desvario e de traição colectiva: e depois os povos reabilitam-se ou procuram reabilitar-se, continuando a sua caminhada. Fala-se também muito, no caso português, de «longas noites», por oposição a «manhãs ilusórias».

a 5 de Outubro de 2012 o Presidente da República hasteia a bandeira nacional ao contrário, metáfora da decadência do regime

 

O que alguns, em relação a um passado recente, apelidam por cegueira ou facciosismo de «longa noite» corresponde, na verdade, a uma época de grandeza da vida nacional no respeito da pessoa humana, no culto da história, na afirmação da autoridade, no progresso material e na consciência de uma Pátria que sentia a vocação de estar dispersa pelo Mundo.

Todos aqueles que prezam a inteligência, independentemente das suas convicções, compreendem que a Nação está acima das conveniências ou interesses do dia a dia, pois tem um conteúdo intemporal. Devemos respeitar os valores do passado no que eles realmente representam, sobretudo se esses valores foram postos ao serviço da ideia nacional.


Ora, o que a Monarquia teve de grande, com os seus sucessos e glórias, com os seus infortúnios e desaires, é que ajudou a criar, a fortalecer e a expandir a mensagem de uma grande Nação que teve um sentido ecuménico. Tal a justiça que a história lhe deve para todo o sempre prestar.” A Génese e o Valor da Monarquia em Portugal, Prof Joaquim Verissimo Serrão

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s