“D. Duarte de Bragança expulso de Angola” , republicação da Notícia cortada pela censura

O Expresso vai distribuir, a partir do próximo sábado (19 de Janeiro), em três volumes, a obra de José Pedro Castanheira “O Que a Censura Cortou”. Trata-se de um livro produzido pelo jornalista do Expresso, que teve acesso a arquivos inéditos do semanário. Esta obra foi publicada pela primeira vez em Abril de 2009.

O então Príncipe D. Duarte Pio de Bragança, em Angola

Nos três volumes, a serem distribuídos gratuitamente com o Expresso a partir do próximo sábado, o leitor pode revisitar ou ler pela primeira vez notícias, reportagens, cartoons, colunas de opinião ou entrevistas que não chegaram a ser publicadas como (…) “D. Duarte de Bragança expulso de Angola”(…)num total de 59 prosas

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/expresso-oferece-a-partir-de-sabado-o-que-a-censura-cortou=f779783#ixzz2I8b3OpGK

“Príncipe português expulso de Angola”. A notícia começou por levar o carimbo de ‘Demorado’ mas viria a ser proibida pela censura do Estado Novo por temer-se consequências. “D. Duarte de Bragança, príncipe da Beira, herdeiro do pretendente ao trono português, foi expulso de Angola, onde se tinha deslocado a fim de apoiar alguns candidatos oposicionistas às próximas eleições. A expulsão do príncipe, daquela província, onde durante dois anos (1969/70) prestara serviço militar, é considerado pelos monárquicos portugueses como um grave desrespeito para com a causa”.

 

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s