Há 104 anos que Portugal morre lentamente

Recordar o Regícidio em todos os 1º de Fevereiro, desde 1908, parece um exercício masoquista próprio dos monárquicos que a imprensa gosta de enfatizar (com o acrescento da microdimensão politica do movimento monárquico). Mas de facto é algo mais, muito mais do que isso. Os monárquicos portugueses e democratas lembram publicamente uma vez por ano que Portugal, esse Portugal que já Camões lembrava aos comtemporâneos, desaparece todos os dias mais um pouco e desta vez são os próprios portugueses a entrar no processo de aniquilação cultural com taxas assustadores de natalidade

soldado português de saida de Angola com a bandeira nacional 

 

Apontem-me algo que faça parte do edificio ideológico republicano que tenha merecido por parte dos seus seguidores e descendentes intelectuais semelhante fidelidade temporal. 104 anos não é uma campanha nem tão pouco um movimento politico, mas sim um grito na escuridão que foi o sec XX português

O Movimento monárquico é de facto pequeno e exíguo é número de militantes, mas muito mais pequeno é o número de convictos republicanos e menos ainda o número de pessoas que dentro da larga massa de “marinbistas” têm consciência do que foram os ultimos 100 anos na descontrução de Portugal.

Felizes foram SS MM D. Carlos e D. Luís pois não tiveram de assistir à morte lenta de Portugal (o tal que ia do Minho a Timor muito antes do senhor das botas comandar a belo prazer os destinos de uma Nação quase milenar).

Não tenhamos qualquer pudor, Portugal morre todos os dias mais um pouco e o mais triste é que acabamos por encarar esse facto como os republicanos de 1910 encararam o assassinato de um Chefe de Estado: “parte do processo natural de evolução”

Afinal a decomposição também é uma evolução, assim parece e com um pouco de “sorte” não haverá um unico portugués para o contar daqui a 50 anos.

 

Ricardo Gomes da Silva

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s