Em visita a Mirandela, a 1 de Dezembro de 2011, pela defesa dos recursos hidricos nacionais, D. Duarte manifestou a sua posição sobre a intenção governamental de extinguir os feriados.
A polémica em torno da utilidade económica de extinguir feriados estalou com a decisão governamental de avançar com a extinção de quatro feriados (2 cívis e dois religiosos).D. Duarte ressalva a importância da data como elemento de reflexão sobre o futuro nacional.Pensamento verbalizado por D. Isabel de Herédia, numa recente entrevista, com a frase “Portugal sempre foi grande quando estivemos juntos”
Para D. Duarte de Bragança o 1º de Dezembro faz mais sentido como data consensual da comemoração da portugalidade em detrimento de outras datas e comemorações mais recentes que muitas vezes relembram conflitos entre portugueses.
Por ocasião do dia 10 de Junho deste ano D. Duarte já se tinha manifestado em favor do enfoque da celebração de Portugal num só dia ,preferencialmente um que não homenageasse lutas entre portugueses
Pingback: Extinguir Portugal:sim ou não? « omantodorei
Pingback: O Manto do Rei – Extinguir Portugal:sim ou não? « Causa Monárquica