Mensagem de D. Duarte no XVII Congresso da Causa Real

Com monarquia, Portugal não estaria neste “descalabro”

por LusaHoje

Dom Duarte: "Um rei podia ter alertado com mais impacto os políticos para os problemas que estavam a criar"

O chefe da Casa Real portuguesa, Duarte Pio, defendeu hoje no Porto que se “Portugal tivesse um rei como Chefe de Estado” não estaria na actual situação e “mais facilmente poderia sair dela”.

“Portugal, se tivesse como Chefe de Estado um rei, não estaria na situação como está hoje e poderia sair mais facilmente dela”, afirmou à margem do XVII Congresso da Causa Real, que se encontra a decorrer no Porto.

Para o duque de Bragança, “um rei podia ter alertado com mais impacto os políticos para os problemas que estavam a criar”, lembrando que “esta situação de descalabro não é de agora”.

“Já começou há muitos anos atrás quando se começaram a entusiasmar com o dinheiro da Europa e a gastar em obras de grande impacto visual e a aumentar o enorme número pessoas a viver à custa do Estado”, disse.

Em defesa da monarquia, salientou que um rei “é independente”, equiparando-o a “um árbitro num jogo de futebol que não pode pertencer a uma das equipas em jogo”.

“Um rei, como é independente e não precisa dos votos, pode alertar os políticos e ajudá-los a perceber a situação e a corrigir os erros”, sustentou.

Acrescentou que, e comparando com outras monarquias contemporâneas da Europa, “quando numa monarquia actual um rei fala, o que é raro, as pessoas prestam atenção e acreditam no que ele diz”.

O congresso assistiu ainda à substituição de Paulo Teixeira Pinto na presidência do movimento da Causa Real, sucedendo-lhe Luís Lavradio.

O novo dirigente nacional afirmou que “a monarquia em si não é uma panaceia para todos os males de Portugal”, tendo porém a “certeza que seria uma grande ajuda”.

fonte:http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1852332&page=-1

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s